terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Hoje se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Brasil foi escolhido como sede das comemorações globais promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 
O tema deste ano “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a economia verde está no cotidiano de cada um e estimar se o desenvolvimento, por essa via, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões em 2050.


E justamente hoje foi a data escolhida pela  presidente Dilma Rousseff para lançar um pacote de medidas cujo objetivo é reforçar as políticas de proteção de áreas ambientais nacionais, como a criação de zonas de conservação nos biomas brasileiros. Entre as medidas que devem integrar o pacote estão ações para o fim dos lixões em todo o território nacional, o lançamento do Plano Nacional de Contingência para vazamentos de petróleo, a criação de cinco unidades de conservação no cerrado, na caatinga e na mata atlântica, além da homologação de seis terras indígenas (as primeiras áreas de conservação criadas pela presidente).

O anúncio ocorreu às vésperas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário