terça-feira, 19 de junho de 2012

TEDEX RIO + 20


TEDX RIO + 20 – DIA 1 (Parte 1)
Por: Marina Nicolaiewsky (Núcleo de Criação da ASTA)


Os TED Talks sempre dão o que falar, literalmente. O TEDx Rio + 20 não foi diferente! Abrindo os eventos do mês, o tema do TEDx HUMAN POWER tomou conta do... super-espaço Humanidade2012, no Forte de Copacabana. Tirando algumas dificuldades técnicas com microfones e powerpoints - e o nosso clima maluco, que passa de céu aberto pra temporal de uma hora pra outra -, as diversas palestras satisfizeram qualquer gosto.

Na primeira sessão do dia, José Luiz Cordeiro, da Singularity University, disparou sobre tecnologia e futuro, convencendo-nos de que logo mais teremos tecnologia para combater o envelhecimento, que ele chamou de uma “doença curável” (?!). Logo em seguida, José Gomes, com jeito e roupas New Age, falou da Sincronicidade de Jung e de como os pensamentos sistêmico e científico têm que trabalhar juntos e com responsabilidade.

Logo mais chegou Hans Donner, que ultrapassou o tempo previsto para nos contar sua longa história sobre a criação do seu relógio TimeDimension. Vik Muniz também se perdeu um pouco numa fala sobre história da arte e como a paisagem mudou de valor ao longo dos séculos, antes relacionada ao homem e depois como um ambiente a parte, de fora. O tema poderia ter sido melhor apresentado, ou poderíamos ter sido mais inspirados por seus trabalhos gigantes de arte + lixo.

O ultimo palestrante da manhã do primeiro dia foi João Lammoglia, que nos contou da sua idéia de fazer da respiração humana um microgerador de energia. Afinal, o Ser Humano não é só problema, ele pode também ser SOLUÇÃO.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário