quarta-feira, 27 de junho de 2012

TEDX RIO + 20 – DIA 1 (Parte3)


 
Por: Marina Nicolaiewsky (Núcleo de Criação da ASTA)

continuação...

Na parte da tarde, as aulas incríveis não pararam. A italiana Martina Hauser nos contou suas experiências com cálculo de carbono de produtos e empresas, inclusive, da brasileira Osklen. Winnie Lau nos deu esperanças com o projeto nova iorquino de proteção às águas fluviais da cidade que preservou centenas de hectares ao redor da metrópole, ao invés de gastar milhões na construção de uma estação de tratamento de água. Cidades grandes também fazem coisas sábias!

As gêmeas esportistas, Catia e Claudia Alencar, deram um show de transparência, simplicidade e nos mostraram que o esporte pode transformar a vida de muitas crianças. Já Natalie Jeremjenko parece ser 20 pessoas em uma só, pois em seus 15 minutos de fala nos presenteou com mais de 20 experiências diferentes e inovadoras que ela realiza com seu projeto "Xpecies, Adventures in Biodiversity".

Fabien Cousteau, neto do famoso pesquisador de mesmo sobrenome (foto), reforçou a necessidade de preservação dos oceanos e contou sobre o seu projeto "Plant a Fish! How about a billion?". O filipino Illac Diaz também apresentou soluções incríveis de design, como uma bicicleta acoplada a um latão que vira máquina de lavar roupa, ou uma garrafa plástica com água que, acoplada ao teto, ilumina casas humildes de milhares de pessoas de comunidades.

Um exemplo brasileiro - e bem parecido com a Asta -, Adriana Gryner, da "Tem Quem Queira", emocionou a galera com os seus exemplos reais de pessoas que estão realmente mudando suas vidas através do artesanato. O dia terminou com uma apresentação maravilhosa do Bloco Sargento Pimenta. Antes de tocar e dançar, eles fizeram foram muito aplaudidos ao anunciar que, com somente dois anos de existência, foram chamados para tocar nas Olimpíadas de Londres!!!

O primeiro dia do TEDEX Rio+20 terminou de forma maravilhosa. E ainda teríamos mais um dia repleto de palestras pela frente.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário