quinta-feira, 28 de junho de 2012

TEDX RIO + 20 – DIA 2


Por: Marina Nicolaiewsky
(Núcleo de Criação da ASTA)

continuação...

O francês Colomban de Vargas abriu minha boca, e a de muita gente, com tanta informação sobre os protistas (quinto reino, que todo mundo esquece que existe) e os plânctons. Não sabemos tanto do que está ao nosso redor! Na sequencia, Jim Robbins, do NY times, deu uma palestra chata e muito mal aproveitada sobre árvores e suas funções no ambiente.

Já Tony Haymet reforçou a necessidade de se cuidar dos oceanos. Ele mostrou como robôs estilo starwars tem conseguido ir até o fundo do mar ver o que tem lá embaixo. Jarbas Agnelli nos mostrou seu mais novo vídeo de animação, com uma técnica de fotografia que parece que as pessoas e paisagens são miniaturas e maquetes. Destaque para a sua belíssima trilha sonora de samba tocado por orquestra. Ele não só mostrou o vídeo, como tivemos a orquestra ao vivo tocando junto. Sensacional!

Gabor Maté foi aplaudido de pé duas vezes após os seus relatos tocantes sobre como estamos todos viciados em alguma coisa, sejam drogas, compras, televisão ou poder. A sua frase “As pessoas no poder estão vazias por dentro” ecoou no auditório. Jean Michel Costeau, filho do tal, continuou falando da importância da água para a vida e a sobrevivência, e apontou que o Poder tem que estar nas mãos das crianças, que tem a habilidade de aprender como esponjas do mar.

Magnus Cheifetz, precursor da internet e da idéia de rede, trouxe idéias mais tecnológicas sobre como juntar edifícios às redes já existentes de pessoas, dinheiro e websites. Maneiras de modificar de forma simples, mas devastadoras, o funcionamento de uma cidade...e para o Bem. Já Lawrence Kemball-Cook se mostrou um londrino animadíssimo com a possibilidade de seu piso energético Pavegen passar a capturar a energia dos passos de todas as 7 bilhões de pessoas do planeta.

Para finalizar com chave de ouro, o rabino Nilton Bonder nos falou de uma forma belíssima sobre graça, serviço como contrário do consumo, vínculos, poder, sabedoria, riqueza e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário