terça-feira, 9 de julho de 2013



POR QUE EMPREENDER?

ADAMS AUNI

         É comum às pessoas observarem nossos resultados e acharem que é foi tudo fácil, não é mesmo?
Mal sabem eles que para chegar onde chagamos foi muita ralação e nem sempre o motivo que nos fez sair de onde nos estávamos foi um motivo bonito ou que temos orgulho de falar, embora tenhamos orgulho de dizer onde estávamos e onde chegamos.
         Fazer parte de uma rede, um grupo, um projeto como este, o ASTA, não é para qualquer um, é preciso vontade, perseverança, acreditar em sonhos e sobretudo, muito, muito trabalho. Para quem não sabe uma boa ideia é formulada por 5% de inspiração e 95% de “transpiração”.
         Nada é mais saboroso e gratificante que ter o seu trabalho reconhecido depois de tanto suor e lagrima, parece ate tema de filme... Mas a verdade é que o sucesso não se conquista muito fácil, mas quando chega compensa todas as coisas que foram precisas para chegar lá.
         Porem a chegada é legal, mas é preciso chegar todo dia e toa hora, o empreendedor que se preza, a cada conquista e realização ele já esta pensando na próxima. Não é que ele não tenha foco como muitos dizem, ou que o empreendedor é um sonhador, que arrisca muito e que quase sempre perde mais que ganha, não é bem assim.
Ë que os outros não arriscam nada e acham que estão por cima.
Empreendedor vive no risco e do risco constante de suas ideias, de sua imaginação, de sua palavra, do seu trabalho e de seus sonhos, sem isso ele não tem desafio, só cumpre tarefa. Fazer a mesma coisa todo santo dia sem mudar nem um pouquinho vai ficando chato não é mesmo. O empreendedor tem liberdade para mudar a toda hora.
O empreendedor só não gosta muito é de planejar... Isso é quase um sacrifício, uma tortura para ele, mas é preciso tirar um tempo todos os dias para por no papel todas as contas, as preocupações, os planos, os erros e acertos e olhar e apreender a fazer melhor e diferente da próxima vez.
Empreendedor arrisca sempre tudo... Dizem, mas eu não acredito, na verdade o empreendedor arrisca ate o que não tem, isso eu acredito. Sabe por quê? Por que acredita em si mesmo, ele se acredita por completo.
Dificilmente você vai ler um texto meu cheio de teoria e se achar algum, pode estar certo que não é meu.
Amigo (a) empreendedor (a) estude, mude, observe, compartilhe, fale, corrija, controle, planeje, some, multiplique, busque a excelência na qualidade de seu produto, se não querem que outros critiquem o seu trabalho, sejam vocês mesmos os mais críticos.
Ser empreendedor é mais que vencer, é ser vencedor.
Foi com grande orgulho que recebi o convite da coordenação da Asta para escrever a vocês e termos esse encontro, fiquem a vontade para me procurarem através do e-mail para tirar as suas duvidas e me convidarem para conhecer seus projetos e seus sonhos.

Até o próximo encontro.

Adams Auni - Master Coach - Gerenciamento Minuto, palestrante com artigos publicados em revistas e sites falando sobre empreendedorismo e liderança.