quinta-feira, 26 de junho de 2014

Projeto Copa Artesanal une Apex-Brasil, Rede Asta e o talento de artesãs brasileiras


Artecan - Trairi (CE)
Pense em uma árvore de onde tudo se aproveita, da folha ao caule, do fruto à casca. Esta árvore existe e se chama Buriti, que, por permitir seu total aproveitamento, é como uma árvore-mãe, garantindo a sobrevivência de comunidades inteiras no Nordeste, Centro-oeste, Amazônia e Sudeste do Brasil. O Buriti foi inspiração para um projeto que uniu a Rede Asta e a Apex-Brasil (Agência Brasileira dePromoção de Exportações e Investimentos). Trata-se do projeto Copa Artesanal, que foi desenvolvido em cinco cidades brasileiras por seis grupos produtivos de artesãs, cada um com sua arte e seu talento.

Associação Miriam Porto Mota (CE)
O desafio era criar um produto feito à mão com as características do artesanato brasileiro nascinco cidades onde a Agência fará ações para a Copa do Mundo da FIFA™: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Distrito Federal.  Como inspiração para a criação escolhemos o Buriti, simbolizando a flora brasileira e a versatilidade do nosso povo. A árvore deveria estar presente no design da peça a ser criada: uma capa de almofada. A geração de renda para os grupos envolvidos também estava no escopo do projeto, como uma forma de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de suas habilidades.

Foram dois meses de projeto, da escolha dos grupos nas cinco cidades à entrega das almofadas, passando pela pesquisa do conceito e materiais, aprovação dos protótipos e criação da embalagem. Nesses sessenta dias em que estivemos junto à Apex-Brasil, descobrimos grandes artesãs e suas belas histórias de vida, como a das rendeiras do Artecan, de Trairi, ou das mulheres que criam lindas frutas feitas de tecido na Cooperativa Dedo de Gente (Minas Gerais). Foi um projeto intenso e desafiador, mas muito inspirador para todas nós. Além desses grupos, participaram do projeto outros quatro: Ecopolo (Rio de Janeiro), Arte Candanga (Distrito Federal), Associação Miriam Porto Mota (Ceará) e Tecoste Confecções (São Paulo).

Arte Candanga (DF)

Os itens criados, cinco padrões de capa de almofadas exclusivos, geraram um total de 2.000 peças feitas e embaladas à mão, que mostrarão o artesanato brasileiro aos parceiros da Apex-Brasil que estão chegando ao nosso país por ocasião do evento.

Ecopolo (RJ)
Para nós, da Rede Asta, é um prazer ver o quão longe o trabalho e o talento desses artesãos pode ir. Obrigada à Apex-Brasil pela oportunidade e a todos que contribuíram para que este projeto tivesse êxito.

Um pouco mais sobre a Apex-Brasil


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua estrategicamente para inserir mais empresas brasileiras no mercado internacional, por meio de ações de promoção comercial e atração de investimentos. Seu trabalho visa a promover exportações de produtos e serviços dos diversos setores da economia brasileira, desenvolver a competitividade destas empresas e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

Tecoste (SP)
Produto entregue à Apex-Brasil

Durante a Copa do Mundo da FIFA™, o Projeto Copa do Mundo da Apex-Brasil trará 2.300 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do mundial. Neste período, a Agência desenvolverá ações que visam a estimular as exportações brasileiras e captar investimentos, bem como projetar a imagem comercial do Brasil no mercado internacional. O projeto é desenvolvido em parceria com mais de 700 empresas e entidades setoriais brasileiras. É neste contexto de negócios que o projeto Copa Artesanal realizado em parceria pela Apex-Brasil e Rede Asta está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário