terça-feira, 24 de junho de 2014

Viva São João!


"São João, São João, acende a fogueira do meu coração!" 

Quem nunca cantarolou essa música tão tradicional que atire a primeira pedra (na fogueira!). Hoje é Dia de São João, um dos santos mais queridos e festejados por todo o Brasil. Especialmente no Nordeste, os festejos duram todo o mês de junho e são verdadeiras atrações turísticas reunindo milhares de pessoas de todo o Brasil e de fora dele.

"O céu fica todo iluminado, fica o céu todo estrelado, pintadinho de balão!"

Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior São João do mundo! Com suas disputas de quadrilhas, grupos de forró, farta comida típica e muita animação, a cidade abraça sua vocação para ser um pólo de difusão da tradição dos festejos juninos.

Alavantú! Anarriê!


Essas e outras palavras enigmáticas vieram do francês. O bailado das quadrilhas tem origem holandesa, com influência portuguesa, da Ilha dos Açores, e também inglesa. Os passos lembram os minuetos, mas ganharam um apimentado brasileiro e um gingado caipira que não deixa ninguém ficar parado. Na hora da festa vale quem tem mais empolgação!

Bandeirinhas coloridas


Todo mundo que viveu uma infância criativa já tacou o nego na cola feita de arroz pra colar bandeirinhas no barbante, não é? Mas o enfeite também pode ser confeccionado com outros materiais, como retalhos de tecido. E já que nós da Rede Asta amamos transformar tudo que ia pro lixo em arte, pescamos (como nas barraquinhas de pescaria!) essas lindezas, feitas de tecidos multicoloridos. Quer ver como faz? Aqui tem



“Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar!”

Na Rede Asta, nossas artesãs aproveitam ícones da cultura popular também para criarem seus belos produtos. As mulheres do grupo Nós do Ponto Chic, de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, criaram uma bolsa com reaproveitamento de malote bancário. E pra dar um toque de cor, colocaram lindas bandeirinhas que trazem o visual das festas juninas. Vai dizer que não é linda e super criativa?

Acenda a fogueira, ponha seu chapéu de palha e faça a festa. Pra animar, veja o vídeo e caia na quadrilha. São João agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário