quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Rio de Janeiro: há 450 anos uma Cidade Maravilhosa!

“Ela é carioca, ela é carioca, basta o jeitinho dela andar...” A Rede Asta nasceu no Rio, com o jeito alegre, o espírito sincero e a beleza de nossas artesãs e seus lindos produtos. Tudo começou lá atrás, no Instituto Realice, com uma capacitação de arte em jornal dada em Campo Grande pela Alice Freitas e Raquel Schettino a 30 mulheres das comunidades do entorno. Com o tempo, fomos crescendo, nos tornamos a Rede Asta e hoje diversos grupos da Cidade Maravilhosa fazem parte da nossa Rede do bem. Por isso, nessa data tão especial em que o Rio de Janeiro completa seus 450 anos, nos unimos a todos os cariocas pra celebrar.


Hoje, mais de 60 grupos de artesãs produzem suas peças que são vendidas em nossos canais. 36 dos nossos grupos estão localizados no estado do Rio de Janeiro, sendo 17 na cidade do Rio. Temos nossa loja em Laranjeiras desde 2011 e recentemente inauguramos nossa segunda loja num dos bairros mais charmosos para os cariocas: Ipanema. Temos tido a felicidade de conhecer muitas pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, que estão entrando em contato com as histórias de nossas artesãs e suas criações.

A artesã Thaís cria desenhos com o tema Rio
Em nossa linha de produtos, se encontram vários itens que foram criados especialmente sob a inspiração de tantos cartões postais desta cidade incrível. Pão de Açúcar, Corcovado, Lapa, Enseada de Botafogo estão presentes em almofadas, pesos de porta, bolsas e porta-copos. A Associação Ressurgir, do bairro Rio Comprido, é um dos grupos cuja produção está recheada de ícones da Cidade Maravilhosa. E como por trás de cada produto tem sempre uma história, vale a pena contar a da artesã Thaís e sua relação com o Rio.

Thaís visita o Corcovado e realiza seu sonho
Ela é artista plástica e desenha paisagens do Rio em tecidos que vão compor produtos que o grupo confecciona. Mas Thaís, apesar de desenhar inúmeras vezes o Cristo Redentor, nunca tinha ido ao monumento. “Quando era pequena ficava olhando o Cristo da minha janela e imaginava como seria ir ver ele de pertinho. E eu pensava que um dia eu iria chegar lá.”. Até que durante uma gravação de um programa da Rede Globo sobre a Rede
Asta, ela pode realizar seu sonho e ver o Redentor ao vivo e à cores.

É sempre bom ver alguém realizando um sonho, não é?

Nós, da Rede Asta, temos muito orgulho de sermos cariocas de nascimento e desejamos a esta cidade muitos anos mais de progresso, desenvolvimento e inspiração para nossas artesãs. Parabéns, Rio de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário