sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cerâmica e PET, inovação que deu certo

A gente aqui na Rede Asta sempre se surpreende com os novos produtos que nascem das mãos das nossas queridas artesãs. É muito talento junto! E foi do talento, da união, da criatividade e da junção de saberes de várias origens que surgiu a nova linha de produtos do grupo Cantinho das Artes. O grupo também é novo e chegou a nós a partir do projeto Coletivo Artes Coca-Cola, do Instituto Coca-Cola, realizado em Curitiba em 2014. Foram realizadas oficinas de desenvolvimento de produto pela designer Satsumi Marakami, que contou com a parceria do artesão Edenelson Soares, primeiro artesão a dar capacitação aqui na Asta.


O grupo já trabalhava com reaproveitamento de materiais como tecidos, PET, caixas de leite, papelão e papel. Mas as oficinas focaram na inovação e a equipe buscou incentivar a criação de uma nova linha, que tivesse um diferencial criativo e fosse bem aceita no mercado. Foi aí que uma das artesãs mostrou uma peça de cerâmica que havia no lugar e contou que foi comprada de um ceramista da região. A designer e Edenelson foram conhecer as peças e viram que havia uma bela oportunidade para a criação de uma linha bem diferente do que se vê por aí.


As cerâmicas foram compradas valorizando as que fossem utilitárias para uso na cozinha e banheiro ou decorativas. Com elas a equipe se debruçou sobre diversas experimentações usando a garrafa PET e a latinha. Testaram diversas formas de aplicar o PET nas peças, da costura à cola, até chegar ao resultado final. As artesãs aprenderam a furar a cerâmica em uma furadeira de bancada. A partir destes furos o filete de PET é “costurado” com uma agulha grande.


Elas aprenderam técnicas novas de filetagem (com filete mais fino) e como trançar o filete para aplicação nas peças de cerâmica.



A latinha de refrigerante, outro insumo da cadeia produtiva da Coca-Cola, também foi reaproveitada e virou a tampa perfeita para o porta-temperos. São utilizadas a borda superior e o fundo de duas latinhas, que é lixada com palha de aço seca para retirada da cor.


Foi um trabalho de design, trocas e aprimoramento de técnicas artesanais de reaproveitamento que criou uma linha cheia de identidade para o grupo. O resultado ficou limpo e original como você pode ver aqui. Peças super práticas e decorativas, que vão valorizar sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário